Lucia Santaella apresenta nesta obra o fruto de suas reflexões desde que a passagem da cultura de massas para a cultura das mídias fertilizou gradativamente o terreno sociocultural para o surgimento da cultura digital, ora em curso. Ela deseja com este livro contribuir com sugestões de respostas às questões que estão no centro da atenção daqueles que têm sido movidos pelo desejo da pesquisa sobre os temas do ciberespaço, cibercultura e ciberarte: O que esta acontecendo à interface ser humano-máquina e o que isso esta significando para a comunicação e a cultura do início do século 21? As respostas para essas questões, sempre tentativas em tempos de incerteza, pretendem repensar o humano neste alvorecer do vir-a-ser tecnológico do mundo. Os meios para esse repensamento vêm da história das novas tecnologias, da filosofia, da psicanálise, da comunicação e semoótica e, sobretudo, da arte.
Neste livro, Santaella apresenta os fatores que culminaram na era midiática que vivemos atualmente. Como surgiu os veículos de mídia; a cultura de mídia; a influência dela na forma como a sociedade se estruturou ao longo da história e o surgimento de uma nova mídia, voltada para o indivíduo, que destruiu os conceitos e comunicação de massa e vem revolucionando a maneira como o indivíduo interage com o meio e com a notícia.
O que é a cibercultura? Por que mesmo inseridos nela, ainda é difícil de definir claramente o funcionamento de alguns mecanismos presentes nela? Essa e outras questões são debatidas pela especialista no assunto, tentando elucidar de forma clara, como esse novo meio surgiu e o que ele mudou, e ainda muda, na sociedade.
Achei super interessante,entender de que forma tudo começou,os fatores que culminaram a mídia e de que forma esse advento contribuiu para o nosso crescimento :)
ResponderExcluirstrawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br
Eu gosto mais de literatura fantástica e coisas do tipo, mas o livro e a idéia em si são bem maduras e originais, valeu a dica ;)
ResponderExcluirBem, eu achei o livro interessante, mas não é o tipo de leitura que estou acostumada a ler.. Mas, quem sabe um dia eu dê uma chance para ele?
ResponderExcluireu acho interessante essa abordagem, é tão atual que por mais que seja extremamente falado sobre o assunto nuca é cansativo.
ResponderExcluirBeijos
http://pepperlipstick.blogspot.com.br
O livro parece ser bom, mas não é meu gênero favorito. Então ....
ResponderExcluirMas sua resenha ficou muito boa
Beijos
Letícia Giollo
http://louca-por-livros.blogspot.com.br/
Eu li livros assim durante a faculdade.. E gostava muito
ResponderExcluir