Vilko: Primeiramente, quero agradecer a oportunidade da entrevista e também as perguntas enviadas pelos leitores.
Espero conseguir responder da melhor forma possível!
Gabriela: É sempre complicado ser autor no Brasil, qual a sua dica para os jovens que querem se dedicar a essa carreira?
Vilko: Olha, de todo o processo, a questão mais complicada é a distribuição e divulgação do livro, principalmente por não depender muito de você. A criação do texto e do livro em si são muito satisfatórios, mas é difícil conseguir um espaço e credibilidade, a menos que você seja um escritor já renomado ou uma pessoa conhecida. Como dica, acho que é importante ser muito cuidadoso na preparação do livro, tanto quanto ao conteúdo, como a impressão, capa, etc. Tendo um produto bom, tudo fica mais fácil.
Para conseguir superar a resistência do mercado a novos livros e autores, sugiro preparar uma estratégia de marketing. Facilita bastante se tiver uma editora fazendo isso contigo.
Se não tiver, precisa incluir no plano um investimento em divulgação, além de uma estratégia para atingir possíveis leitores.
Acredito que este é o ponto diferencial para que um autor se estabeleça no mercado nacional, conseguir que seu livro atinja os leitores.
Vilko: Tem vários autores que gosto. Alguns tem a capacidade de tornar os textos tão "hipnóticos" que não conseguimos parar de Ler. Tem vários, mas para citar alguns eu colocaria J K Rowling e Douglas Adams.
Também admiro muito Paulo Coelho pela capacidade de atingir o mercado literário.
Fernanda Yano: No decorrer da escrita, você teve algum bloqueio? Em algum momento ficou sem inspiração?
Não tive dificuldades ou bloqueios. Depois que defini a "espinha dorsal" do livro, aos poucos as ideias foram surgindo e fui compondo o conteúdo.
Demorei aproximadamente 4 meses para escrever.
A maioria das cosias que estão lá não foram planejadas, elas foram surgindo durante a redação. Talvez por isso o processo de criação do texto tenha sido tão divertido.
Perdidas: Por que você decidiu escrever sobre o amor?
Eu tinha vontade já há algum tempo de escrever um livro, mas ficava nisso.. tinha alguns textos guardados, mas não saia disso.
Uma noite minha esposa, me acordou de madrugada e disse que eu deveria falar sobre o amor para as pessoas. Aquilo me deixou pensativo e despertou a ideia.
Dali o livro começou. A ideia de falar se transformou em escrever, depois de um tempo comecei a redigir o texto, e não parei mais.
Alex Cardoso: Qual livro você esta lendo no momento?
Comprei O Híbrido, da Márcia M. A. Oliveira, mas ainda não chegou. Será o próximo...
Perdidas: Esta trabalhando em algum livro novo? Conte pra gente!
Tenho alguns textos e algumas idéias, mas não estou trabalhando em nenhum novo livro.
Perdidas: Se você tivesse que escolher um livro (o seu não vale) que todo mundo deveria ler antes de morrer, qual seria ele e por quê?
Não sei qual das "Bíblias", já que cada religião tem uma. Pode ser a Bíblia Católica, Evangélio, Evangélio Espírita, Alcorão... aquele que mais interessar.
Acho que toda pessoa poderia conhecer os preceitos de pelo menos uma das religiões.Tantas pessoas seguem sua vida baseada nelas, que vale a pena questionar o que elas encontram nestes livros que justifica isso.
Seguir é uma outra escolha, mas no mínimo dedicar um tempo para conhecer uma delas é muito enriquecedor.
Vilko: Novamente, agradeço a todos pela atenção e pela entrevista.
Agradeço muito a oportunidade que recebi dos amigos do Perdidas na Biblioteca, e os parabenizo pela qualidade do Blog.
O livro está a venda, e espero que todos gostem do que há nele. Tentei escrever algo interessante e com uma mensagem boa e construtiva. ;)
Um abraço a todos.
Gostei bastante da entrevista. Pelas respostas o autor parece ser bastante simpático. Achei muito linda a justificativa dele do porquê escreveu sobre o amor. :)
ResponderExcluirBeijoos
Muito legal as respostas do autor e eu gostei de conhecer um pouquinho mais do mesmo. bjs
ResponderExcluirAmei a entrevista *-*
ResponderExcluirAlém de simpático o Vilko me parece muito inteligente néah!! ;)
Estou bem curiosa pra ler o livro dele ainda mais falando de um sentimento tão complexo!! HAAA O AMOR ♥
Beijos
Minha pergunta foi a primeira!! Rsrsr', mas sério, adorei a resposta, acho mesmo que aqui no Brasil ( e nem nas editoras daqui!) tem espaço pra literatura nacional, é muito complicado pq muitas vezes até mesmo uma boa obra é escrita, mas ninguém conhece e não é sempre que o autor tem dinheiro para fazer uma divulgação bacana. Legal demais a entrevista! Adorei.
ResponderExcluirOiie
ResponderExcluirMuito boa entrevista...
Gosto de colunas desse estilo, pois assim a gente conhece um pouco mais d escritores!
Eu adoro livros de amor e romance, acho q o dele pode me agradar..
bjinhos
PAm
Meus Livros PReciosos
Bacana essa entrevista. E é mais complicado divulgar o livro do que escrever, não é?
ResponderExcluirMuito legal poder conhecer mais do autor e saber o que ele curti. Parabéns pela entrevista.
ResponderExcluirLegal a entrevista, imagino que a divulgação deva ser bem complicada mesmo né, ah também gosto da JK e do Douglas Adams
ResponderExcluirbjos e sucesso ao autor
Achei ele bem simpático :) Parece ser uma ótima pessoa.
ResponderExcluirMuito bacana essa forma de divulgação que a cada dia nos mostra mais autores e conhecemos mais de suas obras. Gostei :)