Com isso, vou listar aqui alguns motivos pelo qual amo "500 Dias com Ela" (claro que 500 motivos foi só uma metáfora rs) e espero convencer a quem ainda não conhece do quão incrível este filme é.
O Filme já começa com a seguinte frase:
"Este filme é ficção. Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência. Principalmente com você, Jenny Beckman.
Vadia.
Daí você já pensa: Como não amar este filme? Rs...
Então vamos lá...
Logo em seguida somos apresentados ao casal da trama. Tom e Summer. Tom, um cara que cresceu achando que nunca seria feliz de verdade até que encontrasse a sua predestinada. E o mais legal, é que fica claro que esta crença foi da exposição precoce a música pop britânica e a má interpretação do filme "A Primeira Noite de um Homem". Já Summer, não acredita em nada disso. Desde o término do casamento de seus pais só adorava duas coisas: seus cabelos e como conseguia cortá-los facilmente e não sentir nada. Assim que Tom conhece Summer tem certeza que é ela quem ele estava procurando. Mas já somos avisados de antemão que esta é a historia de um rapaz que conhece uma moça, e que não é uma historia de amor.
O filme já começa com o término deles e o mais legal de tantas coisas que o filme tem: ele vai alternando entre os 500 dias de convivência entre o Tom e a Summer. Dias mais próximos do 500 que são os dias mais tristes e os primeiros dias que são os bons, afinal foi quando tudo começou. E é possível ir acompanhando em diferentes momentos do tempo como tudo começou, desenrolou e terminou. E calma! O fato de eu estar falando que eles terminaram não é spoiler, esse detalhe já nos é apresentado nos primeiros minutos do filme. Toda a graça dele é ver o que aconteceu já que eles pareciam ser o casal perfeito (apesar das diferenças) como tantos outros que vemos na vida real e que não entendemos quando termina.
O filme levanta um grande questionamento: Summer foi ou não foi uma "vaca" com Tom? Para mim e para a grande maioria não, ela não foi, pois desde o inicio ela deixa bem claro para o Tom que ela não quer nada sério e inclusive pergunta à ele se isso não o incomoda, pois a maioria dos caras surta quando ouvem isso e ele diz que tudo bem. Ou seja, se ela deixou claro para ele que não queria nada além de uma amizade colorida, não é culpa dela que ele tivesse se apaixonado perdidamente por ela. É como aquela frase de "O Pequeno Príncipe: você te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Será mesmo? Você não é obrigado a ficar com alguém que não a faz mais feliz só porque cativou aquela pessoa, e é esse um dos maiores questionamentos do filme.
"500 Dias com Ela" mostra o relacionamento de duas pessoas que mesmo que parecessem ser perfeitos um para o outro, não necessariamente foram feitos para ficar juntos. Ela gostava dele? Sim, e muito, mas teve um momento em que ela não queria mais e acontece. Sim! Por mais que doa, isso acontece e cabe a nós, apenas aceitar. E no caso da personagem Summer, muitos dizem que ela não prestava por largar um cara que a amava tanto. Será mesmo que ela não presta por causa disso? Em uma das milhares de frases do filme que gosto muito, Tom a questiona justamente sobre isso:
Tom: Como vou saber que não vai acordar de manhã e pensar diferente?
Summer: eu não posso fazer promessas. Ninguém pode.
Além disso, existe uma parte que todos que assistem adoram e que é unânime, que é a parte "Expectativa x Realidade". Nesta parte do filme, de um lado da tela mostra o que Tom espera que aconteça naquele momento e logo ao lado, a realidade que é bem diferente juntamente com a sua frustração. E quem nunca? Quem nunca passou por isso de esperar que acontecesse algo e no final, acabou acontecendo outra completamente diferente e de uma maneira ruim? Pois é! Por isso eu curto tanto este filme.
Além de Tom e Summer também tem a Rachel, a irmã mais nova de Tom que é tao madura que chega a ser uma graça. É ela quem faz o Tom ver ao longo do filme como ele pode estar redondamente iludido com relação a Summer. E a maioria das melhores frases do filme sem dúvida são todas dela.
Por fim, quando me perguntam o porquê da minha paixão pelo filme "500 Dias com Ela", além desses muitos detalhes que citei, existem milhões de outros que passaria o dia aqui falando e no final faria um post imenso, mas prefiro que vocês descubram e se deliciem assistindo a este filme, com uma história extremamente real, e que serve para que tiremos várias lições de vida. Sim, minha gente! Lições de vida e de relacionamento. Acreditem em mim!
Com isso, finalizo esse post com os quotes que mais gosto no filme. Tem muuuuitos outros! É que se deixar, cito o filme inteiro aqui. Rs...
Para quem já assistiu, divide aqui comigo o que você achou. Para quem ainda não conhece, por favor, apenas assista e se emocione e volte aqui para me dizer o que você achou.
Rachel: Não é porque uma garota bonita gosta das mesmas porcarias bizarras que você que isso a torna a sua alma gêmea.
Tom: o que eu devo fazer?
Rachel: perguntar pra ela.
Tom: pra quê ficar cutucando? Se rotularmos isso será como o beijo da morte, é como dizer eu te amo.
Rachel: você tem que perguntar para ela. Ta na cara. E se ficar com medo vai receber uma resposta que não quer que vai acabar com todas as ilusões do quanto foram legais dos últimos meses. Isso é fácil Tom. Não seja covarde.
Tom: o que ta rolando aqui com a gente?
Summer: sei la. O que importa? To feliz. Você não ta feliz?
Tom: to.
Tom: não esqueça. Todas as vezes que pensar em alguém por muitas e muitas vezes tem que procurar os primeiros sinais de perigo.
Amigo do Tom: Vc tem namorado?
Summer: Não!
Amigo do Tom: Porque não?
Summer: Porque eu não quero!
Amigo do Tom: Qual é! Eu não acredito nisso!
Summer: Não acredita que uma mulher goste de ser livre e independente?
Amigo do Tom: você é lésbica?
Summer: não, eu não sou lésbica. Eu só não fico a vontade sendo namorada de alguém. Na verdade eu não fico a vontade em ser nada de ninguém. Eu gosto de ficar sozinha. Relacionamentos são uma fria, e as pessoas acabam se machucando. Quem precisa disso? Somos jovens e moramos em uma das cidades mais bonitas do mundo. A gente tem que se divertir enquanto pode e deixar a coisas sérias pra depois.
Tom: ta, mas o que acontece se você se apaixonar?
Summer: você não acredita nisso né?
Tom: é amor, não é papai noel.
Summer: o que significa essa palavra? Eu já tive alguns relacionamentos e eu acho que eu nunca amei. E muitos casamentos terminam em divórcio hoje em dia. Não existe essa coisa de amor, é uma fantasia.
Tom: acho que ta enganada.
Summer: ta legal. Então o que é que eu não to vendo?
Tom: vai saber quando sentir.
Rachel: olha Tom, eu sei que você acha que ela era especial, mas eu não acho. Eu acho que ta só lembrando das coisas boas. E da próxima vez que olhar pra trás, eu acho que devia olhar direito.
Summer: Eu só acordei um dia e eu soube [...] O que nunca tive certeza com você. [...]
Quando Tom questiona se de fato existe amor...
Summer: Você não estava errado Tom. Só não era sobre mim que você estava certo.
Rachel: Tem muitos outros peixes no mar...
Se Tom aprendeu alguma coisa, foi que não se atribui um grande significado cósmico a um simples evento na Terra. Coincidência. É tudo o que qualquer coisa é. Nada mais que coincidência. Tom finalmente aprendeu que não existe milagres. Não existe essa coisa de destino. Nada é para ser.
Esse é um dos filmes, que todo mundo já assistiu e amou e até hoje, eu nunca assisti. Mas depois do seu post eu vou dar um jeito de ver esse filme logo.
ResponderExcluirMil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
Siiimmmm! Veja sim Gabriela, o quanto antes! E depois volte aqui para me dizer o que achou, ta bom? =)
ExcluirBjinho
Esse filme é uma lindeza! hahahaha, deu até vontade assistir novamente ♥
ResponderExcluirTom é muito fofo, fico com muita dó, porém, realidade é realidade haha
Adorei! To seguindo!
www.generoproibido.blogspot.com.br
É verdade! Quem ñ ama o Tom né?! Mas o mais legal do filme é essa coisa real mesmo. Por mais que vc ame muito uma pessoa, ela ñ necessariamente terá que retribuir. Acontece.
ExcluirQue bom que gostou. =)
Bjinho
OMG, achei que só era eu que já tinha visto esse filmes várias e várias vezes, e todas as vezes que vejo é impossível como não encaixar isso na realidade, eu adoro esse filme pelo mesmo motivo que você, acho que o filme retrata bem a diferença entre a idealização que criamos em alguém e a verdadeira realidade que nos assombra e que ao mesmo tempo é necessária pra enxergar as coisas como elas realmente são e aprendermos com isso, por que afinal, isso é vida! Adorei o post.
ResponderExcluirJéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com
Que bom saber que outras pessoas compartilham do mesmo sentimento que eu. *-*
ExcluirQue bom que gostou!!!
Super beijo!
Ah nossa eu SUPER entendo a Summer, também tenho essa filosofia sobre amor e se apaixonar, a maioria das pessoas não entendem, acham que só porque tem um garoto afim de mim tenho a obrigação de amar e casar com ele. Não é bem assim ne? Ninguem é obrigado a nada, acho que esse filme esclarece muitas coisas sobre isso
ResponderExcluirhttp://pequenamiia.blogspot.com.br/
É verdade Miiah. Adorei saber sua opinião também. =)
ExcluirSuper beijo
Que post maravilhoso!!! Sim, dá muita vontade de chegar nas pessoas e falar "assistam esse filme". É muito real, dá pra se identificar demais. A expectativa, os relacionamentos caminhando lentamente pro fim, mas, logo em seguida, um novo começo. Não gosto quando chamam a Summer de vadia (sim, já usaram essa palavra). Ela tinha absolutamente todo o direito de mudar de opinião. Amor não é prender alguém contra a vontade e ela não queria mais ficar com ele.
ResponderExcluirEsse filme e toda a sua estrutura é ótima. Adorei o que você escreveu.
Bjs
http://noveplanetas.blogspot.com.br/
Own obrigada! Fico muitíssimo feliz em saber que curtiu o post. E que bom saber que vc concorda comigo. Sentia que precisava fazer um post a respeito. Rs...
ExcluirSuper beijo!
Eu adoro esse filme, é muito fofo
ResponderExcluirO final é meio...nhee.. mas eu gostei
Beijokas da Mylloka :*
http://myllokasecret.blogspot.com.br/
Legal saber sua opinião Mylla. =)
ExcluirBjinho